smart house

Smart house: o que saber para tornar sua casa inteligente?

O conceito de smart house chegou pra ficar. Afinal, se o mundo está conectado o tempo todo, por que a sua casa não poderia estar?

Além de trazer um ar mais tecnológico e muito mais praticidade no dia a dia das pessoas, uma smart house ainda evita desperdícios, economizando energia e água.

E se você está se perguntando como ter uma smart house, fique tranquilo: a seguir, você vai perceber que transformar e conectar a sua casa pode ser mais simples do que imagina. Vamos lá?

Smart house: o conceito de internet das coisas

As smart houses surgiram com o conceito de internet das coisas, que, resumidamente, conecta através da rede mundial de computadores todo tipo de dispositivo eletrônico.
Desta forma, é possível utilizar, ligar, desligar e controlar uma série de itens a partir de um celular, por exemplo. E você achou que isso só iria acontecer em filmes, não é mesmo?

Aproveite a luz do dia e controle a luz ambiente com uma smart house

Abrir as cortinas, toldos e portões com um toque para aproveitar o nascer do sol? Com uma smart house isso é possível. E isso vai além da luz natural: você pode ter total controle da iluminação, ajustando intensidade e cor da iluminação dentro de casa, para deixar o ambiente do seu jeito.

Ver TV e ouvir música nunca mais vai ser a mesma coisa

Em uma smart house, você pode controlar todo o entretenimento de áudio e vídeo, em qualquer ambiente – tudo de forma prática e intuitiva. Além disso, com os dispositivos de comando por voz, você fala e a sua casa responde. Ou seja, é possível controlar diversos dispositivos com a fala.

Uma smart house também significa segurança

Começando pela porta, você pode entrar na sua smart house com biometria, senha, cartão ou até mesmo com chaves tradicionais repaginadas. Além disso, você pode conectar todos os módulos, sensores e câmeras com uma central, o que garante um monitoramento eletrônico mais completo e muito mais seguro.

Seja o primeiro a saber de vazamentos, fumaça e inundações

Uma smart house também pode ajudar a preservar seu patrimônio. Hoje, já é possível contar com sensores de inundação, que desligam o abastecimento de água em determinado cômodo ao perceber um vazamento. E isso também vale para detectores de fumaça.

Sua casa sempre no clima ideal

Já imaginou chegar em casa com ela fresquinha, sem precisar deixar o ar condicionado ligado o dia inteiro? Com o controle de temperatura de uma smart house, você pode controlar a climatização mesmo à distância.

Como deixar sua casa smart?

A principal dica é pesquisar e começar com um item. Existem no mercado lâmpadas inteligentes, por exemplo, que não são tão caras, mas que já são smarts. Outra dica é procurar por assistentes, como os disponibilizados pelos gigantes da tecnologia, como Apple, Google e Amazon.

Você vai perceber que, indo aos pouquinhos, é possível encontrar gadgets super bacanas e que não custam muito, pois dispensam uma reforma estrutural na sua casa. E então, se animou para ter uma casa mais tecnológica?