Veja como refrescar o ambiente no verão

Vem verão: como refrescar o ambiente sem ar condicionado?

Ah, o verão! Sol, praia, piscina, bons momentos com os amigos, com a família… Nada melhor do que curtir a estação e voltar pra uma casa fresquinha, não é mesmo? Mas como refrescar o ambiente sem fazer a conta de energia “ferver”?

Foi exatamente pensando nisso que decidimos fazer o post de hoje. Confira como se preparar para o verão e refrescar o ambiente sem usar o aparelho de ar condicionado. Vamos lá?

Iluminação: a escolha certa pode ajudar a refrescar o ambiente.

Uma boa forma de refrescar o ambiente da sua casa e ainda diminuir a conta de energia no fim do mês é trocar as lâmpadas incandescentes por LED ou fluorescentes. Isso porque as lâmpadas incandescentes basicamente transformam energia elétrica em térmica para iluminar, ou seja, esquentam bastante.
Enquanto isso, os modelos de LED, por exemplo, não emitem calor e ainda possuem baixíssimo consumo de energia.

Plantas: além de refrescar o ambiente, também ajudam na decoração

Está comprovado que ter plantas em casa ajuda a refrescar o ambiente, além de purificar o ar e também trazer mais vida para a sua decoração. A dica aqui é dar preferência para plantas mais altas, para uma maior sensação de frescor.

É importante também ressaltar que cada espécie de planta tem o seu cuidado próprio, como posição em relação à luz, por exemplo. Isso é muito importante para que você não acabe queimando as folhas da sua plantinha no sol forte do verão, combinado?

Aqui no blog, já falamos sobre as plantas na decoração! Veja as principais espécies para se cultivar dentro de um apartamento.

Refrescar o ambiente com cortinas: opte por opções leves

Cortinas leves e vazadas ajudam a bloquear a luz do sol, mas também não impedem que aquela brisa tão esperada entre. Ou seja, é um ótimo jeito de refrescar o ambiente da forma mais natural possível

As cores também ajudam a refrescar o ambiente

Paredes escuras tendem a absorver mais luz e, por isso, fazem com que o ambiente fique mais abafado. Por isso, se a sua ideia é refrescar o ambiente, as melhores opções são cores mais claras e leves. Se você quer saber mais sobre as cores na decoração, clique aqui e leia o artigo especial que fizemos sobre este assunto.

Roupa de cama de algodão: uma dica quente pra refrescar o ambiente

Durante o verão, você pode ajudar a refrescar o ambiente e a diminuir a sensação de calor com roupas de cama de algodão. Isso porque o algodão é melhor para a ventilação do seu corpo na cama, contribuindo para o fluxo de ar dentro do quarto.

Piscina: refresco para o seu corpo

Uma boa forma de fugir do uso do ar condicionado pra se refrescar é dar um pulo na piscina do condomínio. Uns poucos mergulhos já são suficientes para dar um up nos dias mais quentes, não é mesmo?

Use o ventilador com inteligência!    

Uma boa dica para o uso do ventilador durante os dias mais quentes é utilizá-lo para fazer circular o ar quente de dentro para fora da casa. De noite, vire o ventilador para uma janela, assim ele joga o ar quente para fora e o ar de fora vai refrescar o ambiente naturalmente.

Outra estratégia com o ventilador é colocar uma tigela com gelo ou uma garrafa gelada
em frente ao aparelho. O vento vai vir bem mais refrescante!

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a entender que nem sempre é necessário o uso do ar condicionado para refrescar o ambiente. Se você tem mais alguma dica, mande pra gente! Vamos ficar super felizes em ouvir o que você tem a dizer. 😉