mulher pintando parede para manutençao preventiva

Manutenção preventiva: 8 itens da sua casa para ter atenção

É comum que vários itens de casa que precisam de manutenção preventiva sejam esquecidos. Seja pela correria do dia a dia, ou simplesmente por achar que não há necessidade, a manutenção preventiva acaba, muitas vezes, sendo negligenciada e, assim, em vez de manter, é necessário efetuar a troca de diversos itens. Resumindo, aqui vale aquele ditado “é melhor prevenir do que remediar.”

No artigo de hoje, preparamos algumas dicas com os itens da sua casa que precisam ter uma manutenção preventiva, e que talvez você nem saiba. Acompanhe!

1 – Manutenção preventiva do piso e tapetes: não é só limpeza


Pode parecer uma dica simples, mas o piso da sua casa precisa, sim, de uma manutenção preventiva que vai além da limpeza normal. Muitas vezes, o piso pode ter uma lasca, ou criar um arranhado com o uso (ou até mesmo com acidentes domésticos).

Por isso, é importante ficar atento, utilizar sempre os produtos de limpeza indicados para o tipo do piso e, ao primeiro sinal de desgaste ou avaria, chamar um profissional qualificado para avaliar: às vezes, essa atitude pode salvar não somente o piso, mas também o seu orçamento.

A mesma coisa ocorre com os tapetes, que devem ser limpos com frequência e lavados da maneira correta, aumentando, assim, a sua vida útil.

2 – Manutenção preventiva contra mofo


O mofo pode ocorrer devido à alta umidade e, também, à falta de limpeza e manutenção preventiva. Afaste os móveis da parede, limpe e utilize produtos antimofo para criar um “escudo”.
Além disso, manter os ambientes arejados e deixar a luz do sol entrar também é considerada uma manutenção preventiva contra mofo, ácaros e bactérias.

3 – Purificador de água


Se a sua casa possui um purificador, você deve ficar atento à manutenção preventiva do filtro. Isso garante não só o bom funcionamento do aparelho, mas também é fundamental para que a água continue sendo filtrava como se deve, mantendo a saúde de toda a família. 

4 – A manutenção preventiva do ar-condicionado


Muita gente opta por ter ar-condicionado em casa para curtir um ambiente climatizado. Porém, é comum esquecer de limpar os filtros do aparelho. Fazer essa limpeza é simples e, com a ajuda de um aspirador, fica ainda mais fácil.

Consulte o manual do seu aparelho e veja como fazer esta limpeza, que é fundamental para a qualidade do ar que você vai respirar.

5 – Manutenção preventiva da parte elétrica


Se na sua casa ou apartamento as luzes ficam em meia fase, diminuem de força ou se os disjuntores caem com facilidade, está na hora de chamar um eletricista para uma manutenção preventiva. Lembre-se que eletricidade é coisa séria e precisa ser sempre manuseada por profissionais.

6 –  Colchão


Sim! O seu colchão também precisa de uma certa manutenção preventiva. Especialistas indicam que ele pode dobrar de peso com o acúmulo de ácaros e fungos ao longo dos anos. Por isso, o ideal é que você deixe seu colchão ao sol por pelo menos 10 minutos por semana.

Além disso, é sempre bom fazer limpezas periódicas, garantindo mais vida útil e também mais qualidade ao seu sono.

7 – Quintal, gramado e área externa


Se você mora em casa, é bom manter sua área externa sempre bem alinhada. Podar árvores pode ser uma boa manutenção em caso de quedas, por exemplo. Manter a grama aparada também é importante para evitar a proliferação de pulgas, pragas e outros animais, além de deixar sua casa mais bonita, claro.

8 – Pintura: uma demão também pode ser uma manutenção preventiva


A pintura não só deixa a casa bonita, ela também age contra fungos e a ação do vento, sol e chuva. Por isso, pintar as casas e usar as vedações anti umidade, anti mofo e as proteções corretas para a região onde você vive também podem ser consideradas preventivas, evitando dores de cabeças futuras.

Esperamos que essas dicas tenham inspirado você a manter a sua casa sempre em dia. As manutenções preventivas são importantes pra evitar problemas futuros e custos com obras, reformas e consertos mais caros.
Até a próxima!