Escolher uma iluminação para apartamento é muito importante e pode fazer toda a diferença. Este artigo vai dar uma luz para você se inspirar.

Iluminação para apartamento: a melhor opção para cada cômodo

Se você chegou até este post, sabe que a iluminação para apartamento faz toda a diferença, não é mesmo?

Até porque a gente sabe que dependendo do lugar da casa, ter a luz certa faz com que aquele ambiente seja mais aconchegante, mais vibrante ou relaxante. E para ajudar a escolher a iluminação para apartamento que você tanto sonha, fizemos este artigo. Aqui você vai encontrar dicas pra deixar o seu lar com a sua cara. Vamos lá?

Iluminação para apartamento: pense na luz natural

A primeira dica, aqui, é planejar a iluminação para apartamento de acordo com a luz natural. Ou seja, se um cômodo pega mais sol pela manhã, você pode aproveitar isso no seu projeto de iluminação. Isso vale principalmente para ambientes como salas de estar, varandas, cozinha e área de serviço. 

Qual lâmpada usar no meu projeto de iluminação para apartamento?

Outro ponto importante para se planejar é o tipo de lâmpada que você vai usar. Se você procura por ambientes naturalmente mais fresquinhos, uma boa forma de refrescar o ambiente da sua casa e ainda diminuir a conta de energia no fim do mês é trocar as lâmpadas incandescentes por LED ou fluorescentes.

Isso porque as lâmpadas incandescentes basicamente transformam energia elétrica em térmica para iluminar, ou seja, esquentam bastante. Enquanto isso, os modelos de LED, por exemplo, não emitem calor e ainda possuem baixíssimo consumo de energia. Se você ficou interessado em saber como refrescar sua casa com ações simples, veja aqui.

A melhor opção para cada cômodo

Iluminação para apartamento: quartos relax

Especialistas geralmente indicam a luz amarelada para quartos e cômodos para relaxar. 
Mas não precisa ficar só nas lâmpadas tradicionais, viu? Abajures, luminárias e itens decorativos luminosos deixam o quarto mais bonito e muito mais aconchegante.

Uma outra dica é usar um lustre ou virar a luz principal para cima, a tornando mais suave para os olhos.

Iluminação para apartamento: invista no banheiro

Quando o assunto é iluminação para apartamento, o banheiro sempre é um ambiente muito rico. Afinal, além de ser um lugar que precisa ser bem iluminado com uma luz direta, também é importante mesclar com luzes indiretas, deixando o ambiente propício não somente para higiene, mas também se barbear e se maquiar por exemplo.

Uma forma simples e bonita é utilizar, além da iluminação principal, um auxílio de luzes que podem ser acopladas com gesso, ou até mesmo com luminárias próprias para o ambiente.

Cozinha: qual a melhor receita de iluminação para apartamento?

Cores brancas e mais luminosas auxiliam você na hora de preparar suas receitas. Por isso, na cozinha, é importante pensar numa iluminação para apartamento mais clara. Se possível, abuse da luz natural, o que também pode ajudar na ventilação do ambiente.

Se você e sua família costumam comer na cozinha, vale pensar numa iluminação especial e mais aconchegante para a mesa ou bancada onde são feitas as refeições. Neste caso, um lustre pendente pode ser uma ótima opção.

Iluminação para apartamento: abuse da criatividade na sala

Geralmente, é na sala que as pessoas ficam o maior tempo juntas – seja pra ver televisão, para fazer refeições, jogar ou para simplesmente jogar conversa fora. É por isso que, aqui, a iluminação para apartamento vai variar de acordo com o que a sua família mais gosta de fazer.

Se todo mundo adora um filme, por exemplo, a iluminação mais próxima da tv e do sofá deve ser mais suave, enquanto na mesa de jantar o ideal é que seja um pouco mais clara. Uma boa dica é usar abajures e luminárias com diferentes tons de luz: da branca para a amarela, para que você possa customizar a iluminação da sala de acordo com o seu mood do dia.

Iluminação para apartamento: a luz da varanda também pode ser uma boa sacada

Quando falamos de iluminação para apartamento com sacada, vale sempre lembrar que a iluminação natural, aqui, é fundamental. Por isso, além da luz principal, a dica é focar luzes adicionais para o que você mais gosta. Se for fazer um cantinho de leitura, invista em uma boa luminária para isso. Se a ideia é ter um clima mais romântico, spots de luz podem fazer a diferença. Já se você adora jardinagem, investir numa luz que mostre o seu jardim vertical pode ser uma boa ideia.

Veja as nossas dicas para decoração de varanda e se inspire ainda mais.

A iluminação para apartamento com home-office

Na hora de planejar o seu escritório em casa, aposte na iluminação. Existem diversas luminárias super charmosas que vão combinar perfeitamente com o seu estilo favorito de decoração, das mais tradicionais às modernas. A dica é não esquecer que a luz natural é muito importante. Ou seja, pense em como unir as luminárias e lâmpadas a uma boa entrada de luz natural no ambiente.

Se você quer uma luz sobre home-office, confira nossas dicas sobre o assunto.

Esperamos que este post tenha iluminado a sua criatividade e sua inspiração para apostar na iluminação para apartamento e transformar o seu cantinho em um lar muito aconchegante e agradável.

Até o próximo post!