Horta na sacada do apartamento

Horta em apartamento: 6 dicas para montar uma na sacada

Quem não dá valor a uma bela horta em apartamento não sabe o que está perdendo.
Isso porque, além da praticidade de ter diversos temperos à mão na hora que você quiser, cultivar uma horta em apartamento pode ser uma ótima atividade de lazer, um verdadeiro hobby.

Além disso, você garante mais verde no seu lar doce lar e, com um pouquinho de criatividade, também pode incluir a sua hortinha como parte da decoração.

Neste artigo, você vai ver dicas para montar o seu próprio cultivo na sacada. Listamos as principais atitudes e dicas fáceis de cumprir, para você começar hoje mesmo. Vamos lá?

1 – Antes montar sua horta em apartamento: planejamento e luz natural

Antes de começar a sua horta em apartamento, é bom fazer um planejamento de onde você vai colocar as suas plantinhas e temperos. Um bom ponto a ser observado é a luz natural. Isso vai influenciar na quantidade de espécies que você vai poder cultivar e também no tamanho da sua hortinha. Em geral, quando você compra sementes, as embalagens informam a quantidade de luz é necessária para cada espécie. Portanto, fique atento e escolha com sabedoria.

2 – O que eu posso cultivar na horta em apartamento?

Essa é uma parte muito importante na hora de fazer a sua horta em apartamento. Escolha o seu tempero favorito e, de acordo com a primeira dica, comece a montar o seu cantinho. Veja na lista a seguir as principais espécies indicadas para se cultivar em uma hortinha:

  • Verdes em geral (Alface, couve, espinafre, etc)
  • Abobrinha
  • Tomates
  • Pimentas
  • Brócolis
  • Hortelã
  • Manjericão
  • Alecrim
  • Coentro
  • Pepinos
  • Lavanda
  • Cebolinha
  • Salsinha

3 – Onde plantar a horta em apartamento?

Ter uma horta em apartamento pode ser um bom empurrão para soltar a criatividade. Afinal, você pode plantar os seus temperos em vasos de cerâmica, de plástico, em latas, canecas e até mesmo em garrafas PET – isso influi tanto no seu cultivo como também na decoração do seu apê. Até porque você pode decidir fazer sua horta em um jardim vertical, por exemplo. Inclusive, confira aqui o nosso artigo sobre o assunto para se inspirar ainda mais.

4 – Use uma boa “terra”

A qualidade do solo em que a sua hortinha vai ser plantada é fundamental para que o seu cultivo tenha mais vida, sabor e fique até mesmo mais bonito. Por isso, a dica aqui é encontrar perto da sua casa uma floricultura ou loja de jardinagem de confiança, que ofereça boas opções de solo e de adubo. Boas lojas, inclusive, podem oferecer insumos para você fazer o seu próprio solo, com muito mais vida, fertilidade e com o seu próprio trabalho manual.

5 – A manutenção da horta em apartamento

A gente sabe que, em muitas situações, a rotina é corrida demais e, às vezes, esquecer de tarefas simples pode ser muito comum. E acredite, isso também influencia na sua horta em apartamento. Por isso, a dica é você criar uma rotina para regar e dar uma conferida na sua horta. Um alarme de lembrança no celular pode ser uma boa forma de nunca esquecer das suas plantinhas.

6 – Compartilhe suas experiências com outros “horteiros”

Se o seu condomínio tem horta compartilhada, este local pode ser uma ótima forma de criar amizades através do cultivo de plantas, vegetais e temperos. Com o passar do tempo, você pode descobrir truques e segredos de outras pessoas que cultivam a sua própria horta em apartamento. Quem sabe, vocês até podem trocar mudas e sementes, aumentando a variedade do cultivo de todos?

Esperamos que este artigo tenha lhe inspirado a montar a sua horta em apartamento.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão, mande pra gente nos comentários! Estamos sempre de portas abertas para você. 🙂