escritório em casa

Escritório em casa: decore o home office com funcionalidade

Ter um escritório em casa é mais uma realidade que só foi possível graças à tecnologia. Hoje em dia, é possível trabalhar home office em tempo integral ou até mesmo em poucos dias da semana – tudo depende da sua profissão e das normas da sua empresa.

Mas a realidade é: com a regulamentação deste modelo de trabalho, cada vez mais as corporações estão aderindo à possibilidade de permitir aos funcionários o exercício do ofício no seu escritório em casa. E, se você recém conquistou essa condição, este artigo é para você!

Vamos ajudá-lo a organizar o seu cantinho de trabalho de forma prática e o mais importante: com o seu jeito.

Ok, decidi montar um escritório em casa. Mas onde vai ser?

Este é, definitivamente, o primeiro passo antes de fazer o seu escritório em casa: escolher em qual cômodo ele vai ficar. Há quem prefira na sala, para ter mais espaço, no quarto, para não ficar aparente para as visitas, ou até mesmo na sacada, integrando ambientes com a sala de jantar e estar.

O importante é imaginar onde será o melhor lugar para desempenhar o seu trabalho. Afinal, o escritório em casa ainda é sobre a sua profissão. Por isso, pense bem qual é o lugar em que você se sentiria mais à vontade para cumprir com as suas tarefas diárias sem tantas distrações.

Qual o melhor estilo de decoração do seu escritório em casa?

Esta é uma daquelas perguntas que só você pode responder. Afinal, o melhor estilo de decoração para o seu escritório em casa é o seu jeito, a sua personalidade.

Além disso, o escritório pode ser uma ótima desculpa para dar um pouco mais de vida ao seu lar – quase que um complemento para a decoração que já existe, ou até mesmo uma repaginada total para o surgimento de um ambiente totalmente novo.

Mais cor, por favor!

Talvez, uma das maiores vantagens de trabalhar num escritório em casa é a possibilidade de sair das repartições e dos ambientes “quadrados” das empresas tradicionais. Por isso, uma das dicas é apostar nas cores. Pode ser a sua cor favorita apenas na parede que vai receber o seu cantinho do home office, ou até mesmo uma composição de cores especiais para o ambiente inteiro.

A dica é planejar para deixar o seu dia a dia o mais colorido e confortável possível. Mas lembre-se, especialistas recomendam cores claras para dar a sensação de espaço ampliado, cores vibrantes para quem precisa estimular a criatividade, e os tons escuros merecem atenção, pois podem cansar os olhos após muitas horas.

Móveis: eles fazem toda a diferença no seu escritório em casa

Contrastando com as cores das paredes, os móveis podem criar um ar todo especial no seu home office. Você também pode aproveitar uma parede, fazer uma divisória com uma mesa com cavaletes encostada na parte de trás do sofá, ou até mesmo criar uma estante embutida.
Nós já falamos um pouco desse assunto no blog, lembra? 

Luz, para iluminar o ambiente e as ideias

Na hora de planejar o seu escritório em casa, aposte na iluminação. Existem diversas luminárias super charmosas que vão combinar perfeitamente com o seu estilo favorito de decoração, das mais tradicionais às modernas. A dica é não esquecer que a luz natural é muito importante. Ou seja, pense em como unir as luminárias e lâmpadas a uma boa entrada de luz natural no ambiente.

Quadros dão vida a qualquer ambiente, imagine só em um home office

Uma outra dica para deixar o seu escritório em casa ainda mais charmoso é abusar dos quadros. Seja com fotos ou até mesmo com frases motivadoras, eles podem servir de inspiração nos momentos em que você mais precisar. E dependendo do estilo de decor que você escolher, as molduras podem dar um show à parte!

Plantinhas podem dar um toque todo especial ao seu escritório

Ainda que você opte por uma decoração de escritório simples e minimalista, uma plantinha pode dar um toque de vida que faltava à decoração. Um simples cacto, ou até mesmo uma suculenta, pode ser uma boa opção. Ambas não requerem muito cuidado, mas, mesmo assim, dão um upgrade na sua estação de trabalho.

E então, inspirado para montar o seu próprio escritório em casa com muito mais design, facilidade e praticidade? Se você tem alguma dica, deixe nos comentários! Até a próxima.