8 coisas que você pode fazer para economizar água em casa

Economizar água é algo que todo mundo fala, mas nem todo mundo faz. O que muita gente não sabe é que, além de fazer bem para o planeta, economizar água também ajuda nas contas da casa.

O mais importante disso é que não é difícil desperdiçar menos. Com poucas ações, que acabam se tornando hábitos, você reduz o consumo e faz bem para o planeta. Para lhe ajudar a virar a chave, confira algumas dicas simples, práticas e fáceis de seguir. Vamos lá?

Economizar água: pequenas mudanças podem virar hábito

O mais importante para começar a economizar água é analisar as suas atitudes cotidianas e identificar onde você está desperdiçando. Com um pouquinho de atenção e bom senso, você vai passar a consumir uma quantidade consideravelmente menor de água.

Dê um banho de economia: diminua o tempo no chuveiro

Você sabia que, em média, um banho de 15 minutos gasta 135 litros de água? Pois é! Agora, se você reduzir o tempo para 5 minutos e fechar o registro para se ensaboar, o consumo é de apenas 15 litros. Que grande diferença, você não acha?

Aprenda a economizar água mesmo ao lavar louça e roupas

No caso das máquinas, tanto lava-louças quanto de lava-roupas, o ideal é acumular itens para utilizá-las com menos frequência. Nada de lavar poucas peças na máquina! No caso da máquina de lavar louças, você pode economizar água a utilizando corretamente.

Agora, se você for lavar a louça com esponja e detergente, procure ensaboar a louça com a torneira fechada. Você pode economizar mais de 100 litros com essa simples ação.

Economizar água ao escovar os dentes: é fácil e dá pra fazer sorrindo

Escovar os dentes 3 vezes ao dia faz bem para a saúde. Escovar os dentes com a torneira fechada faz bem para o planeta. Apenas fechando a torneira enquanto você escova os dentes, o consumo médio cai de 12 litros por escovação para apenas 0,5 litro. É de ficar boquiaberto!

Óleo de cozinha no lugar certo também pode economizar água

Apenas 1 litro de óleo de cozinha contamina até 4 litros de água. Por isso, a dica é: não jogue óleo de cozinha na pia, na privada ou em tanques. Além de prejudicar o seu encanamento, essa atitude não tem nada a ver com quem quer economizar água.

Guarde o óleo usado em uma garrafa pet e leve até um centro de coleta apropriado. O meio ambiente agradece!

Esperando a água esquentar? Aproveite para economizar com o reuso

Sabe aqueles segundos que você espera até a água do chuveiro ficar quentinha e na temperatura certa? Em vez de simplesmente desperdiçá-la, você pode coletar com um balde e reutilizar posteriormente, para regar plantas, colocar no pote do seu pet, fazer a faxina do fim de semana ou até mesmo lavar o carro.

Economizar água com chuva, por que não?

Hoje em dia, existem vários condomínios com sistema de coleta de água da chuva para reutilização em áreas comuns, na limpeza, na hora de regar as plantas, entres outras ações.
Se onde você mora não há esse tipo de iniciativa, pode sugerir a ideia nas reuniões de condomínio ou até mesmo começar a captar água da chuva em casa para utilizar nas suas atividades internas.

Lembre-se de economizar água na hora de lavar o carro

Trocar a mangueira por um balde na hora de lavar o carro também ajuda a economizar água – cerca de 300 litros! Para isso, é só encher um balde e usar uma esponja. É fácil e ajuda muito a reduzir o consumo.

Esperamos que este post tenha lhe ajudado a descobrir que economizar água pode ser muito mais fácil e causar um impacto muito maior do que você imaginava. Você tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários!