documentos para financiamento

Documentos para financiamento: o que é indispensável?

Depois de toda a pesquisa, muitas visitas e dúvidas, chegou a hora de preparar os documentos para financiamento do seu imóvel novo.

Este é um momento super especial e importante na vida de qualquer pessoa. Por isso, é imprescindível ter muito cuidado e atenção a cada detalhe.

Antes dos documentos para financiamento, entenda as suas opções

Antes de pensar nos documentos para financiamento, é necessário entender as opções que você tem. Aqui, você se informa melhor sobre as vantagens e desvantagens de cada uma.

A principal dica é, além de comparar os juros entre os bancos ou na própria construtora, fazer os cálculos de quanto você vai pagar totalmente pelo empréstimo. Isto é, quanto você vai desembolsar no final do financiamento imobiliário, com custos e taxas. Assim, será possível ter uma ideia da diferença total de valores e descobrir o que é mais vantajoso.

Quais os documentos para financiamento?

A dica é simples: depois de descobrir os documentos para financiamento de imóveis, o mais correto é fazer um checklist em cada item. Assim, você tem mais controle, se organiza e não passa aperto na hora de apresentar os documentos para financiamento. Segue a lista:

• Documento de identificação com foto

Já é de praxe apresentar um documento com foto – neste caso, são aceitos a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até mesmo documentos profissionais, como a carteira da OAB, CRM e CREA.

• CPF

Caso o seu CPF já esteja em algum dos documentos acima, não é necessário apresentar o CPF separadamente.

• Comprovante de estado civil

É necessário levar a certidão de casamento. Em caso de divórcio, ela deve estar averbada. Já se você é solteiro, deverá apresentar a certidão de nascimento.

• Comprovante de endereço

Neste caso, é importante dar preferência a um comprovante no seu nome, como conta de luz, telefone, correspondência do banco, conta do cartão de crédito, etc) com data recente.

• Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais

Um dos documentos para financiamento mais importantes, a certidão pode ser emitida pelo site da Receita Federal.

• Declaração de Imposto de Renda

A declaração do leão está entre os documentos para financiamento exigidos. Você deve entregar a declaração do último período, com folha de rosto e recibo da entrega.
Já se você é isento, não há a necessidade de entregar documentação neste ponto.

• Extrato do FGTS

Se você for utilizar o seu FGTS como parte do pagamento, preste atenção aos documentos para financiamento exigidos: vá a uma agência da Caixa Econômica Federal e solicite um extrato original datado, carimbado e atualizado do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

• Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho também deve estar entre os documentos para financiamento. É importante levar cópias da página com a sua foto, da folha de classificação, do número do PIS, de todos os contratos registrados na carteira e, também, da folha após o último contrato.

• Comprovante de renda

Outro item importante quando o assunto é documentos para financiamento é o comprovante de renda. Através da comprovação de renda que o valor da sua carta de crédito será definida.

Para a compra de imóveis, você pode comprovar a renda familiar. Ou seja, é possível somar as rendas de todos da casa, desde que sejam formais.

Você também deve ter em mente nesta etapa dos documentos para financiamento que as prestações, geralmente, não podem passar de 30% da renda familiar.

Profissionais com CLT devem apresentar os 3 últimos holerites. Já empresários devem apresentar o seu pró-labore. Os profissionais liberais e autônomos devem entregar como um dos documentos para financiamento o Decore, emitido e carimbado por um contador.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, conte com a equipe da Sanford. Venha visitar o Residencial Quatro Ilhas, conheça a estrutura do maior condomínio clube de São José e aproveite para conferir as condições de financiamento, que pode ser feito diretamente com a Construtora. A gente espera a sua visita!