cores na decoração

Dicas para usar cores na decoração do seu apartamento

Usar cores na decoração pode ser um assunto delicado pra muita gente. Até porque, em muitos casos, as pessoas têm medo de pintar paredes, usar texturas e se arrepender, ou achar que errou feio na combinação.

Por isso, o post de hoje vai servir justamente para lhe encorajar a trazer mais vida para a sua casa, a partir das cores na decoração.

Você vai ver que além de ser mais fácil do que imagina, o colorido traz mais alegria para os seus dias. Vamos lá?

Comece planejando cada ambiente

O primeiro passo representa um pouco do que a gente vem falando aqui no blog. Você pode planejar o uso das cores na decoração de diferentes formas: por ambiente, por sensação ou pela entrada de luz em casa cômodo, por exemplo. O importante é visualizar e começar a imaginar a sua casa mais colorida. Às vezes, colocar as ideias num papel pode ajudar nesta tarefa.

Cores na decoração de ambientes pequenos: paleta mais suave

Como falamos aqui, para ambientes menores, a dica é escolher uma paleta de cores que tenha a ver com o seu gosto, mas que seja composta por cores mais suaves. Assim, as paredes acabam refletindo mais luz e dando a impressão de um ambiente mais arejado. Afinal, quando um espaço é pequeno e as paredes têm cores mais carregadas, a sensação de aperto pode ficar maior.

Cores na decoração: que tal um pouco de contraste?

Uma boa dica para trazer mais cores na decoração dos ambientes é usar contrastes. Ou seja, cores que não fazem parte da mesma tonalidade, mas que combinam justamente por serem contrastantes. Azul e laranja, lilás e amarelo, vermelho e verde, preto e amarelo podem ser boas apostas!

Conte com a ajuda de um círculo cromático

Você já ouviu falar de Círculo Cromático? Se não, é bom dar uma pesquisada. Afinal, na hora de usar cores na decoração, ele pode ser o que faltava para vencer o medo de errar. Com ele, você pode montar paletas de cores análogas, complementares, meio-complementares e até triangulações para encontrar combinações interessantes e colorir a sua casa.

Cor na decoração não se trata apenas de tinta

É isso mesmo: você pode combinar diversas cores na decoração com outros meios. Pode ser com móveis, como, por exemplo, um belo sofá colorido, poltronas, cadeiras, bancos, mesas, cavaletes e muito mais. Você também pode aproveitar tapetes, quadros, almofadas, luminárias, eletrodomésticos e outros tipos de acessórios para compor qualquer ambiente com muitas cores na decoração!

Cores e significados: o que elas dizem sobre a sua casa?

As cores têm uma energia especial sobre qualquer ambiente, e isso pode refletir, também, nos seus sentimentos. E as cores na decoração fazem parte disso. Especialistas indicam o uso de tonalidades mais claras de forma geral, se você quiser uma sensação de maior amplitude e mais tranquilidade. O amarelo é um convite à comunicação, estimula o intelecto e abre o apetite. Já o azul é indicado para ambientes com a intenção de transmitir calma, tranquilidade e confiança. O preto é muito usado para passar sofisticação, modernidade e formalidade. O laranja é a cor da coragem e da comunicação. Tons puxados para o verde transmitem esperança, crescimento, vida, bem-estar e saúde.

Estes são só os exemplos mais comuns, e existem muitas cores e combinações possíveis. Claro que, se alguma cor tiver um significado especial para você, isso também deve ser levado em consideração. Lembrando que, ao optar por tonalidades mais escuras, é necessário ter um cuidado para não ficar muito pesado, causando uma sensação de angústia e tristeza, ok?

Seja a sua própria inspiração

A dica é procurar referências para fazer com que o seu lar doce lar tenha a sua cara. Pra isso, vale dar uma pesquisada nas teorias da psicologia e psicodinâmica das cores. Com um pouquinho de paciência, na internet e em sites, como o Pinterest, você encontra muitas inspirações bacanas para criar o seu próprio estilo!

Esperamos que estas dicas tenham lhe ajudado a se inspirar a usar cores na decoração!
Se você tem alguma dúvida ou sugestão, entre em contato. Nossa equipe estará sempre de portas abertas para você!