comprar um apartamento

As dúvidas mais comuns na hora de comprar um apartamento

Comprar um apartamento é um marco na vida de qualquer pessoa.

Além do valor investido, a questão emocional também é valorizada, pois não é qualquer dia que se adquire um imóvel. Por isso, é completamente normal ter dúvidas sobre este assunto. Qual a melhor opção? Qual forma de pagamento devo escolher? Qual tipo de apartamento é ideal para mim e para minha família? Enfim, as dúvidas são várias e nós vamos  ajudar você a se preparar melhor para este grande momento. Quanto mais informação você tiver, maior será a sua tranquilidade em saber que está fazendo o negócio certo ao comprar um apartamento.

1- Qual o principal cuidado na hora de comprar um apartamento na planta?

Se a sua intenção é comprar um apartamento na planta ou em construção, além da localização, projeto e formas de financiamento, é fundamental pesquisar a idoneidade da construtora  em questão. Pesquise o seu portfólio e também a sua história. Geralmente construtoras com mais tempo de atuação no mercado são mais confiáveis, por terem um histórico de entrega de obras e qualidade.

2- Preciso da ajuda de um corretor de imóveis ou posso comprar um apartamento por conta e risco?

O recomendável é sempre contar com a ajuda de um profissional. Neste caso, o corretor de imóveis  vai tirar as dúvidas sobre contratos, processos e também ajudá-lo a fazer a melhor escolha para a sua vida.

3- Posso ter problemas se a construtora não entregar o prédio?

Caso você opte por uma construtora sem muita credibilidade, pode acabar tendo problemas com a entrega do seu imóvel. A venda de imóveis está sob a proteção do Código de Defesa do Consumidor e existem casos em que o comprador tem direito a indenização. Porém, tudo é sempre previsto em contrato. Por isso é muito importante a ajuda de um profissional, como mencionamos no item anterior.

4- Quanto é o gasto com documentação?

Além do valor do imóvel em si, é importante pensar nos gastos com impostos como o ITBI (Imposto de Transmissão Bens Intervivos) e registros no cartório. Geralmente, estes custos correspondem a cerca de 4% do valor do imóvel.

5- Como saber se o apartamento é compatível com meu padrão de vida?

Este é um ponto bastante importante e afeta diretamente o seu dia a dia. Até porque, ao comprar um apartamento, principalmente quando a forma de pagamento for via financiamento, você compromete uma boa parte da sua renda por bastante tempo. E por isso  é muito  importante avaliar os impactos financeiros da aquisição no seu orçamento familiar. Avaliar o custo de vida na região do seu novo bairro também é recomendável, pois uma simples mudança de bairro pode acarretar em custos maiores ou menores em itens como mercado, farmácia, academia, entre outros.

6- É uma boa opção usar o FGTS para comprar um apartamento?

O FGTS é sim uma boa opção para dar entrada no seu apartamento. Você só deve se lembrar que existem algumas regras para utilizar o recurso, que varia de acordo com o imóvel e as condições de pagamento. Neste caso, o seu corretor poderá  auxiliar você para indicar o passo a passo a ser feito.

7- Existe renda mínima para comprar um apartamento?

Depende do financiamento e das normas do seu banco. Mas especialistas indicam que a prestação do financiamento imobiliário não pode ultrapassar 30% da renda bruta familiar.

8- Devo ficar atento à valorização do imóvel?

Sim. Com certeza uma das grandes questões é a possível valorização do imóvel e você deve se ater também a este detalhe. O bairro, a vizinhança, a cidade e as perspectivas econômicas da região influenciam na visão do mercado em relação ao seu imóvel. Na hora de comprar um apartamento, dê  preferência para regiões que estão crescendo economicamente, com perspectivas de um futuro promissor. Isso com certeza vai fazer com que o seu imóvel  valorize com o decorrer dos anos.

9- Você tem alguma dúvida específica? Pergunte

Essa é outra dica importantíssima para quem vai comprar um apartamento: pergunte, pesquise e tire todas as suas dúvidas. Assim, você vai ficar cada vez mais tranquilo com a sua escolha e com o seu novo lar.

Conte com a Sanford para comprar o seu apartamento

A Sanford é uma construtora que já está há 34 anos atuando no mercado imobiliário e já ajudou milhares de pessoas a conquistarem o sonho do apartamento próprio. Atualmente, o Residencial Quatro Ilhas é o empreendimento que vem chamando a atenção de investidores e futuros moradores. O maior condomínio clube de São José tem muitas opções de lazer eestá com condições imperdíveis. Tudo para você comprar um apartamento e viver bem, com qualidade de vida e segurança. Comente aqui no blog ou entre em contato conosco, nós ficaremos muito felizes em ajudar você nessa conquista.