como escolher um apartamento

Como escolher um apartamento? 7 dicas imperdíveis

Se você chegou até este artigo, já deve estar pensando em ter um lar doce lar, correto? Mas, como escolher um apartamento diante de tantas opções?

Fique tranquilo, esta dúvida é muito comum. Afinal, é um grande passo na sua vida, e que vai impactar diretamente no seu dia a dia. Pra te ajudar nesse processo, confira algumas dicas antes de fazer a sua grande escolha. Vamos lá?

1 – Como escolher um apartamento se tenho tantas dúvidas?

O primeiro passo é aceitar que as dúvidas existem, ainda mais quando a questão é “como escolher um apartamento ideal pra mim?”. A gente vem falando bastante sobre essas questões aqui no blog. Afinal, existem muitas opções no mercado, e é importante fazer um bom planejamento financeiro e pessoal para este passo.

Aqui, você pode conferir as dúvidas mais comuns na hora de comprar um apartamento, como a questão do uso do FGTS, auxílio no corretor de imóveis, gastos com documentação, entre outros. Vale a leitura!

2 – Entenda a sua real necessidade de espaço

Este é um dos pontos mais importantes e que influenciam em como escolher um apartamento que seja perfeito pra você: o espaço. Neste passo, responda às seguintes questões: você vai morar sozinho? Pretende aumentar a família em breve? Precisa de um espaço reservado para trabalho ou para receber familiares?

Além disso, é importante pensar no espaço que vai além do apartamento. Questões como áreas de lazer e de uso comum do condomínio também impactam diretamente na sua qualidade de vida.

Lembre-se que a compra de um imóvel é um passo importante, e que deve ser pensado a médio e longo prazo. Aqui no blog, preparamos 2 artigos que podem te ajudar em como escolher um apartamento sem arrependimentos. São eles: “Apartamento 2 dormitórios é a melhor opção para solteiros?”“Apartamento 3 dormitórios: existe um tamanho ideal para cada família?”.

3 –  Localização do imóvel: qualidade de vida e valorização

Junto com a pergunta de “como escolher um apartamento?”, também pense na questão “aonde fica esse apartamento?”. Até porque, a localização influencia muito na valorização do imóvel e também na sua qualidade de vida. 

Pesquise sobre o bairro, as facilidades ao redor, como é o transporte para o seu trabalho, para a escola das crianças, para o cinema e para os lugares que você gosta de frequentar. Você vai ver que, sim, a localização é um ponto muito importante e que pode ser decisiva para sua escolha.

4 – Como escolher um apartamento: qual é o melhor andar?

Dentre os diversos critérios para escolher apartamento, o andar é uma das questões a avaliar. Via de regra, os andares mais altos são mais caros (e isso tem um motivo). Quanto mais alto o andar do imóvel, mais distante da rua (e das áreas comuns do condomínio) e, consequentemente, mais silencioso ele será.

5 – Luz do sol: é bom prestar bastante atenção

Junto com a escolha do andar, vem, também, uma questão a se pensar quando o assunto é como escolher um apartamento: a incidência de sol e luz do dia. Estes assuntos se misturam porque, dependendo da localização, o andar do seu imóvel pode ser crucial para receber mais ou menos sol.

Geralmente, o mais indicado é escolher apartamento que recebe sol da manhã, evitando ambientes abafados e criando espaços mais arejados durante todo o dia.

6 – Como escolher um apartamento com boa área de lazer?

A área de lazer vem ganhando cada vez mais importância para todo mundo que busca saber como escolher um apartamento. E isso não é à toa. Afinal, existem muitos benefícios em ter algumas regalias à sua disposição, como uma extensão da sua casa.

Já imaginou dar um mergulho pra dar uma relaxada depois do trabalho? Ou até mesmo fazer academia “sem sair de casa?”. Pois, é essas são somente algumas das vantagens que ter uma área de lazer mais encorpada oferece.

7 – Residencial Quatro Ilhas: a definição de como escolher um apartamento ideal

Sabe essas dúvidas que listamos e muitas outras que aparecem quando pensamos em como escolher um apartamento? Pois é! A Sanford Construtora pensou em todas elas para criar o conceito, as plantas e definir as áreas de lazer do Residencial Quatro Ilhas.

O empreendimento é o maior condomínio clube de São José, com diversas opções de lazer para toda a família (veja aqui algumas delas), com plantas inteligentes e bem estruturadas, numa das regiões que mais cresce na Grande Florianópolis.

Venha fazer uma visita e conferir com os próprios olhos. Você vai se surpreender com tudo o que o Residencial Quatro Ilhas tem a oferecer.