como comprar um apartamento

Como comprar um apartamento? O passo a passo para um sonho.

Se você tem dúvida em como comprar um apartamento, quais os processos, o passo a passo e como encontrar a melhor opção, este é o artigo perfeito pra você.
Aqui, vamos listar os principais pontos para você levar em consideração e como agir quando decidir comprar um apartamento. Vamos lá?

1) Comprar um apartamento requer planejamento

A gente vem falando bastante sobre planejamento financeiro aqui no blog. Quando o assunto é comprar um apartamento, fazer um bom plano orçamentário é fundamental. Como você pode ver neste post, é importante fazer as contas e pensar bem nos valores da parcela de financiamento. É imprescindível, também, não esquecer que todo mês você terá outras contas relacionadas ao seu imóvel para pagar, como, por exemplo: condomínio, água, luz, IPTU e internet. A maioria dos especialistas recomendam que você utilize até 30% da sua renda bruta para pagar o financiamento do seu imóvel.

2) Como comprar um apartamento ideal? Com muita pesquisa

Antes de comprar um apartamento, você precisa escolher um imóvel ideal para você e sua família. Neste link, você confere 7 dicas imperdíveis que vão lhe ajudar a ficar atento em itens importantes, como a luz do sol, a necessidade de espaço, área de lazer, segurança, entre outros.
Faça as visitas nos imóveis que mais chamam a atenção e uma lista com os seus favoritos.

3) Como comprar um apartamento: entenda o processo de negociação

Depois de saber qual é o seu imóvel preferido, chega a hora de negociar. Em casos de apartamentos novos, a negociação com a construtora pode ser bem flexível. Entenda as condições oferecidas e faça a sua proposta. Nesta hora, é importante ter em mente o seu planejamento financeiro e as diferentes opções de financiamento. Assim, você fica tranquilo para adquirir o imóvel dos seus sonhos, sem que isso se torne um pesadelo.

4) Como comprar um apartamento com a melhor opção de financiamento?

A maioria das pessoas que busca saber como comprar um apartamento da melhor forma fica na dúvida sobre o financiamento. Em geral, existem 2 formas mais praticadas no mercado: a pelo banco e o financiamento direto com a construtora. Como você pode ver mais detalhadamente neste post, geralmente, o financiamento pelo banco proporciona mais tempo para pagar, mas tem mais burocracia, enquanto o financiamento direto pela construtora, geralmente, é mais flexível. Se você ainda tem dúvidas sobre este item, vale à pena ler, também, este artigo aqui.

5) Assinatura e documentação: como comprar um apartamento sem dor de cabeça

Após toda a etapa de negociação, chega a hora de assinar a compra do seu tão desejado imóvel. E como comprar um apartamento é algo muito marcante e importante, também é necessário entregar e preencher uma série de documentos – tudo para garantir que o novo cantinho seja 100% seu.

Além disso, é importante ficar atento a possíveis gastos com documentação. Como explicamos neste artigo, além do valor do imóvel em si, é importante pensar nos gastos com impostos, como o ITBI e registros no cartório, que geralmente correspondem a cerca de 4% do valor do imóvel.

6) Entrega das chaves

Depois de tudo devidamente assinado, o processo que começou com a dúvida de “como comprar um apartamento?” chega ao seu ponto principal: a entrega das chaves. Agora, é só aproveitar o seu novo cantinho do jeito que você sempre quis.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a tirar as suas dúvidas e que, agora, você saiba como comprar um apartamento com mais facilidade.

Aqui no Residencial Quatro Ilhas é assim: tudo é pensado para facilitar a sua vida e trazer mais bem-estar para você e sua família. Venha conhecer e se encantar com o que o maior condomínio clube de São José tem a oferecer! Estamos sempre de portas abertas para você.