Ter um cinema em casa pode ser mais fácil do que você imagina. Veja neste artigo algumas dicas para montar o seu.

Transforme sua sala de TV em um cinema em casa!

Um cinema em casa não é só um sonho de críticos, cineastas e diretores. Hoje em dia, todo mundo que gosta de filmes, séries e até gamers podem desejar ter um cantinho para chamar de cinema em casa.

E sabe o que é melhor? Com os avanços da tecnologia, isso é possível e, se você pesquisar bem, vai ver que nem vai sair tão caro assim.

O post de hoje é justamente para que você entenda quais são os passos para ter uma experiência de cinema em casa. Quem sabe você se anima e começa a planejar a sua sala hoje mesmo. Vamos lá?

1 – Tela: o primeiro passo para ter um cinema em casa

O primeiro ponto, e talvez o mais importante para ter a sensação de estar num cinema em casa é a tela. Para isso, você deve avaliar se vale a pena comprar uma TV ou um projetor com tela. Na maioria das vezes, em salas médias e menores, uma boa TV 4K basta.

A vantagem da TV é que ela também já pode ser Smart e, por isso, é possível acessar os principais streamings de filmes, séries e vídeos, como Netflix, Amazon Prime, HBO, entre outros.

Também vale lembrar que, na maioria dos casos, nem sempre a maior tela é a mais indicada, visto que é necessária uma distância mínima entre a tela e o sofá, para garantir a melhor experiência de vídeo.

No quesito distância, especialistas recomendam que o ideal são 3 metros entre a tela e o sofá, para garantir a real experiência de cinema em casa. Claro que isso vai depender do tamanho da sua televisão, que deve, também, sempre estar na altura dos olhos.

2 – Sem um som de qualidade, não dá pra dizer que é um cinema em casa

Além da tela, outro grande fator que faz o cinema ser tão especial é o sistema de som: aquele de qualidade, que arrepia, que aumenta a emoção e faz os sentimentos virem à tona. E para ter cinema em casa, existem diversas opções para garantir um som limpo e cristalino. Já existem TVs com um ótimo som de fábrica, mas, mesmo assim, as opções de Home Theater estão cada vez mais tecnológicas e acessíveis.

A dica é organizar as caixas do seu home theater viradas para o sofá, garantindo, assim, a melhor experiência. Se você pensa em instalar as caixas na parede ou no teto, pode ser uma boa ideia, mas é bom planejar bem desde a escolha do aparelho até a colocação dos dispositivos.

Agora, se o seu ambiente não é tão grande assim, você pode optar por uma soundbar: aquelas caixas de som que são posicionadas logo abaixo da TV. Elas também já dão um ótimo upgrade no som e podem trazer uma experiência de cinema em casa.

Vale lembrar que, se você mora em apartamento, o cinema em casa não pode atrapalhar os vizinhos, nem violar as regras do condomínio.

3 – Luz, Cortina, Ação! Cinema em casa tem que ser escurinho

Se você parar pra pensar, o cinema é um lugar escurinho, não é mesmo? Então, se você realmente deseja ter um cinema em casa, vale a pena investir em blackouts ou cortinas para ter o melhor ambiente para o seu cinema particular. 

4 – Tudo certo para o cinema em casa – mas e a pipoca?

Se você achou as guloseimas para curtir o cinema em casa iam ficar de fora, se enganou. Afinal, cinema tem que ter pipoca, certo? O bom disso é que, na sua casa, você é quem manda no sabor.

Pode ser pipoca de microondas, de panela ou até mesmo feito em pipoqueiras. Falando nelas, existem vários modelos disponíveis no mercado. Vale dar uma pesquisada na internet pra encontrar um modelo que atenda às suas necessidades gourmets.

Esperamos que este post tenha lhe ajudado a se inspirar para montar o seu próprio cinema em casa. Se você ficou com dúvida ou tem alguma sugestão, deixe seu comentário! Vamos ficar felizes em receber a sua opinião.
Até o próximo post.