Neste artigo, você confere pontos positivos e negativos de comprar ou alugar um apartamento na cobertura.

Apartamento na cobertura? Conheça vantagens e desvantagens!

Você já pensou, pelo menos alguma vez na vida, em morar num apartamento na cobertura? Pois é! E isso não é à toa, até porque este tipo de imóvel ganhou muito glamour em filmes, séries e, isso, com certeza afeta a cultura popular, não é mesmo?

Pensando em trazer uma reflexão sobre o assunto, preparamos o artigo de hoje. Confira, a seguir, as vantagens, desvantagens e se realmente vale à pena morar em um apartamento na cobertura. Vamos lá?

Apartamento na cobertura: as principais vantagens

Como vimos, um apartamento na cobertura tem seu glamour próprio. Mas você já imaginou por quê? Vamos descobrir vendo as principais vantagens.

  • Área útil

Com certeza, a área de um apartamento na cobertura é uma das coisas que mais chamam a atenção. Em alguns casos, pode ser um terraço maior, ou até mesmo os espaços internos. Tudo depende da planta do empreendimento.

  • Vista

Viver em um apartamento na cobertura significa viver nas alturas, literalmente! No último andar do prédio, a vista para a região fica ainda mais ampla, com mais acesso à luminosidade do dia e das estrelas durante à noite.

  • Requinte e luxo

Como o apartamento na cobertura tem mais espaço, muita gente se dá ao luxo de ter uma piscina particular, ou uma jacuzzi, bem como uma área de festas exclusiva. Chique, né? Muita gente diz que essa é a principal vantagem deste tipo de imóvel.

  • Barulho da rua ou do vizinho de cima? Não me atinge

Lá no último andar, o barulho da rua é menor, o que também pode significar mais sossego. Além disso, o fato de não ter vizinhos acima de você também ajuda a diminuir os ruídos que geralmente são causados por cadeiras, por exemplo.

As principais desvantagens de um apartamento na cobertura

Claro que, assim como tudo na vida, nem tudo são flores. Vamos ver os principais pontos negativos de viver em um apartamento na cobertura.

  • Mudanças climáticas

Por ser a unidade do seu prédio mais exposto ao clima, você pode sofrer um pouco com a mudança de temperatura em um apartamento na cobertura.  Claro que isso pode ser controlado, porém, é necessário um certo investimento em esquadrias e equipamentos, como aquecedores e ar condicionado para estabilizar as mudanças de temperatura.

  • Menor pressão d’água

Se você a-m-a de paixão tomar aquele banho de hotel, com pressão de água, isso pode ser um ponto negativo em um apartamento na cobertura. Afinal, a água chega com menos pressão ao último andar, e isso é uma lei da física: a água vai ganhando pressão e força enquanto desce pelas tubulações.

  • Infiltrações

Todo imóvel é sujeito às infiltrações. Infelizmente acontece, e no caso de uma cobertura, isso acaba sendo ainda mais comum. Além disso, em caso de infiltrações no telhado e se o seu apartamento for no último andar, a manutenção e a responsabilidade é do proprietário.

  • Maior custo: da compra à manutenção

Morar na cobertura significa que você vai gastar mais na hora de adquirir ou alugar o seu apartamento. Além disso, como a área útil é maior, a taxa de condomínio também vai ser mais alta. Por isso, é importante ficar atento para não estourar o orçamento.

Condomínio clube: uma alternativa para quem decidiu não ter um apartamento na cobertura

Se você chegou até aqui e concluiu que morar num apartamento na cobertura não é para você, fique tranquilo! Hoje em dia, os condomínios clube oferecem a praticidade que supre os principais desejos de quem quer morar numa cobertura.

Afinal, este tipo de empreendimento valoriza as áreas comuns, então, você ganha mais opções de lazer, como academia, espaço SPA, piscina (que em alguns casos pode ser até aquecida), churrasqueiras, áreas de festas, espaços gourmet e muito mais.

Um bom exemplo disso é o Residencial Quatro Ilhas, o maior condomínio clube de São José. Se bateu aquela pulguinha atrás da orelha, venha fazer uma visita e tirar a curiosidade. Você vai ver que é possível ter muita qualidade de vida, morando ou não em um apartamento na cobertura.

Até o próximo post!