Descubra como aproveitar melhor o espaço do seu apartamento compacto.

Apartamento compacto: 7 dicas para aproveitar melhor o espaço

Você já parou pra pensar quanto tempo a gente fica fora de casa hoje em dia? É exatamente por isso que existe o apartamento compacto.

E se a sua vida é corrida, agitada e com um dia a dia cada vez mais compromissado, talvez, um apartamento compacto seja realmente a melhor opção, afinal você precisa de um lugar prático para chegar, ficar e sair, sem grandes complicações para limpeza e organização, certo?

Bom, no post de hoje vamos falar sobre como aproveitar o espaço de um apartamento compacto. Vamos lá?

Apartamento compacto requer planejamento smart

A gente sempre bate na tecla do planejamento aqui no blog, é verdade. Sabe por quê? Porque um planejamento bem feito reduz custos extras e ajuda a deixar o apartamento compacto (ou não) do seu jeito com muito mais tranquilidade.

Ou seja, é importante pensar na organização e no seu próprio estilo de vida. Se você ama assistir séries e filmes em casa, dê mais foco para sala de tv, por exemplo. Tudo depende da sua realidade e do seu jeito de viver.

Você vai ver que planejar com antecedência vai, sim, esclarecer muitas coisas e facilitar a sua vida.

Apartamento compacto e tecnologia: tudo a ver

Já que apartamento compacto é sinônimo de modernidade, vale à pena investir em tecnologia: principalmente nos eletrodomésticos. Hoje em dia, existem vários aparelhos multifuncionais e com facilidade para embutir na cozinha, na sacada ou até mesmo na sala. Além de aproveitar melhor o espaço, o design deste tipo de eletrodomésticos ainda ajuda na decoração.

Móveis planejados e multifuncionais: o match perfeito com todo apartamento compacto

Em ambientes menores, nada melhor do que ter tudo à disposição de forma prática. É aí que entram os móveis multifuncionais, como sofás com baús, bancadas com espaço para guardar utensílios do dia a dia. Além de deixar os seus ambientes mais bonitos, os móveis planejados são perfeitos para interligar os ambientes com requinte e funcionalidade. 

Utilize a integração dos espaços ao seu favor

Todo apartamento compacto tem alguma integração de ambiente para valorizar a metragem. Com um pouco de criatividade, você pode usar isso ao seu favor, seja decorando com quadros, móveis e plantas, ou até mesmo mesclando pisos e cores entre os ambientes.

Ampliando a sensação de espaço com cores

As cores também podem ser ótimas aliadas para que um apartamento compacto ganhe a sensação de ter mais espaço. Como falamos em outro post, para ambientes menores, a dica é escolher uma paleta de cores que tenha a ver com o seu gosto, mas que seja composta por cores mais suaves. Assim, as paredes acabam refletindo mais luz e dando a impressão de um ambiente mais arejado. 

Apartamento compacto também pode ter verde

Não é só porque você vive em um apartamento compacto que não pode ter uma mini horta ou plantas pra trazer mais vida e alegria à sua casa. Uma boa saída é optar por jardins verticais na varanda ou por plantas menores, como cactus e suculentas.  Confira as melhores plantas para ter em apartamento compacto ou maior. Vale a leitura para se inspirar!

Precisando aumentar o espaço do apartamento compacto? Que tal uma luz?

A iluminação pode ser uma grande aliada no seu apartamento compacto. Por isso, a dica é aproveitar a luz natural durante o dia e o espaço para criar um clima reconfortante durante a noite. Escolha lustres, abajures e spots de luz virados para parede, criando uma luz indireta. Investir em um nicho com lâmpadas de filamento pode ser uma ideia com ótimo custo-benefício.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a entender melhor como é possível viver em um apartamento compacto, aumentando a sensação de espaço dentro dele. Deixe sua mensagem nos comentários! Vamos ficar felizes em ouvir o que você tem a dizer. 😉
Até o próximo post!