Plantas para apartamento

Plantas para apartamento: espécies para cultivar em casa

Toda casa precisa de vida, cor e boas energias, e as plantas para apartamento são uma ótima opção para você dar um toque especial na sua decoração e, de quebra, ainda ter a natureza presente no seu cantinho.Mas, nem toda planta pode ser cultivada dentro de casa, por isso, no post de hoje, listamos algumas espécies indicadas para este tipo de moradia. Acompanhe.

1- Cactos

Os cactos estão em grande evidência e são tendência quando o assunto é plantas para apartamento. Além de esteticamente diferentes de qualquer outra espécie, eles podem compor uma decoração moderna de forma muito agradável.

Outro ponto interessante é que, para tê-los, você não precisa ter muito tempo e nem o dom da jardinagem. Em geral, os cactos gostam de muitas horas de luz direta e pouca água. Quanto mais sol recebem, maiores, mais robustos e mais bonitos eles ficam. Além disso, essa planta para de crescer quando percebe que o espaço do vaso acabou. Interessante, não é mesmo?

2- Suculentas: uma super tendência em plantas para apartamento

Fáceis de cuidar e de cultivar, as suculentas estão muito em alta. Você, com certeza, vai encontrar a sua com facilidade em supermercados e floriculturas pertinho de casa. Além disso, o custo-benefício é ótimo, por ser uma das plantas para apartamento mais baratas.

Claro que isso tem um motivo: as suculentas são plantas pequenas e, por isso, se adequam com facilidade em vários tipos de ambientes. Uma dica para cuidar bem delas é ficar de olho, pois é muito perceptível quando as suculentas estão precisando de mais sol ou de mais água.

3- Palmeira-ráfis: uma das plantas para apartamento mais desejadas

A Palmeira-ráfis, também conhecida como ráfia, é top of mind quando se fala em plantas para apartamento. Por serem mais altas, elas compõem perfeitamente com decorações com traços rústicos e trazem um ar todo tropical ao ambiente.

Para cuidar bem desta espécie, você precisa posicioná-la perto de janelas e portas, ter um solo com boa capacidade de drenagem e regar de uma a duas vezes por semana, dependendo do tamanho do vaso que você usar.

4- Samambaia: a queridinha há muitas gerações

A samambaia já é tradicionalmente reconhecida como uma ótima opção entre as plantas para apartamento. As suas folhas longas e pendentes já conquistaram o seu merecido espaço no coração de muita gente.

Por conta desta característica marcante, o ideal é que você plante samambaias em vasos suspensos ou em locais mais altos. Para cuidar desta espécie, não tem muito segredo: ela prefere iluminação indireta, à meia sombra e protegida do vento.

5-  Árvore da felicidade: uma ótima planta para presentear

Supersticiosos acreditam que ter uma árvore da felicidade em casa traz harmonia e sorte, mas isso só vale quando se ganha ela de presente. Também há quem diga que as vibrações positivas só funcionam se estiverem plantadas, no mesmo vaso, um exemplar de macho e outra de fêmea. Para quem não tem superstição, é uma das plantas para apartamento mais belas, pois harmonizam bem com todo tipo de ambiente.

Esta espécie gosta de receber luz do sol diretamente, mas também meia-sombra e luz difusa. É bom mantê-la longe de fumaça de cigarros, ar condicionado ou muito vento.

6- Peperômia: o efeito cascata que vem ganhando fãs

As peperômias são fáceis de encontrar, de cuidar e de encantar as visitas. Isso porque elas proporcionam um efeito em cascata muito bonito, e que encaixa super bem em ambientes internos.
Para cuidar bem da sua peperômia, é necessário regar duas vezes por semana e colocá-la em um ambiente com boa luz natural.

7- Orquídea Phalaenópsis: beleza única dentro de casa

As orquídeas são muito famosas por sua beleza única e existe uma espécie que se destaca para ser cultivada em apartamentos. A Orquídea Phalaenópsis é um exemplar que vive em troncos de árvore, por isso, tem alguns cuidados específicos, além de muita paciência, já que a sua florada se dá uma vez ao ano.

Para cuidar da sua orquídea no apê, o indicado é que ela receba luz do sol da manhã, preferencialmente entre 9h e 10h. Você deve regá-la utilizando água corrente de 2 a 3 vezes por semana, e pulverizar água nas folhas de vez em quando.

Cultive as suas plantas e tenha mais qualidade de vida no Residencial Quatro Ilhas. Além de muitas opções de lazer e segurança, o Residencial é o maior condomínio clube de São José, e também oferece uma horta comunitária. É isso mesmo: um espaço reservado para cultivar especiarias, temperos, plantinhas e muitas amizades.

Marque uma visita e venha se surpreender com tudo o que o Residencial Quatro Ilhas pode oferecer para você e sua família!