o que e uma brinquedoteca

O que é uma brinquedoteca e quais os benefícios?

Na busca por apartamento, muita gente nem pensa o que é uma brinquedoteca. Às vezes, ela é vista somente como algo a mais, um plus no condomínio – mas é aí que está o engano.
Uma brinquedoteca faz muita diferença na vida das crianças e também na dos adultos! E é sobre ela que falamos no post de hoje. Vamos lá?

O que é uma brinquedoteca? 

Aqui no Brasil, os pioneiros da brinquedoteca foi a APAE (a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Tudo começou com uma exposição de brinquedos, que virou um sistema de rodízio de brinquedos e materiais pedagógicos e que, mais tarde, inspiraria a criação da primeira brinquedoteca nos moldes como é conhecida hoje, pelo Instituto Indianópolis, em São Paulo.

Em 1984, foi criada a Associação Brasileira de Brinquedotecas, a ABBri, uma entidade sem fins lucrativos de caráter cultural e educacional, que trabalha em benefício da divulgação do brincar, na formação de brinquedistas e auxilia na montagem de brinquedotecas por todo país.

A associação é referência nacional em consultoria sobre organização de brinquedotecas e capacitação de brinquedistas, e segue os padrões internacionais da ITLA (International Toy Libraries Association), da qual é afiliada.

É brincadeira, mas é importante levar a sério

Já passou do tempo em que brincar era considerado apenas algo divertido, para passar o tempo. Claro que brincar continua sendo divertido, mas diversos estudos já mostraram isso faz muita diferença no desenvolvimento de qualquer pessoa.

É brincando que as crianças vão experimentando a realidade, mesmo que na forma lúdica: brincar de ser bombeiro se torna uma experiência de como isso realmente poderia ser na vida real. Também é uma forma de se descobrir o que é certo, o que é errado e, assim, conhecer o mundo.

Da mesma forma, os jogos, com ganhar e perder, por exemplo, fazem com que a criança comece a entender que nem sempre é possível ganhar, trabalhando desde cedo a lidar melhor com situações de frustração.

E as brincadeiras em grupo são o início de uma socialização que vai durar o resto da vida, além de trabalhar questões importantes para qualquer cidadão, como o auxílio ao próximo, a cooperação, o respeito e, também, aspectos de liderança.

O que é uma brinquedoteca sem pessoas? 

Depois de entender o que é uma brinquedoteca, também é muito importante saber que ela precisa de pessoas. Afinal, nenhum jogo vai se jogar sozinho e ou uma interação vai ser feita sem indivíduos. É por isso que o papel dos pais é muito importante nessas horas.

É indicado que os adultos conversem com os demais pais sobre o que é uma brinquedoteca e que realizem as atividades, mantendo sempre um ambiente divertido, estimulando a curiosidade, a interação com todas as crianças e a busca por novas experiências.
Vale lembrar que mães e pais também podem participar das brincadeiras, fortalecendo os laços familiares e proporcionando ainda mais interesse por parte da criança.

Lembre-se que muitas amizades duradouras surgem justamente na infância, mas para que elas sejam verdadeiras, os adultos devem deixar a socialização fluir. Portanto, nada de forçar a barra para que seus filhos interajam o tempo todo com as crianças, ok?

Residencial Quatro Ilhas: ideal para famílias com crianças

A gente sabe que nada no mundo supera o amor dos pais pelos filhos e, por isso, desde o planejamento do maior condomínio clube de São José, pensamos em diversas áreas para crianças, para proporcionar momentos incríveis em família.
Inclusive, já falamos sobre vários assuntos envolvendo o tema Kids, você pode conferir dois deles aqui, ou aqui.

E pra finalizar o post de hoje, fazendo um resumo sobre o que é uma brinquedoteca: muito mais do que um espaço com jogos e brinquedos. É um lugar onde as crianças evoluem vários aspectos: mental, psicológico, social e físico. Tudo isso com atividades lúdicas e muito divertidas. É o clássico “aprender brincando”.

Esperamos que este post tenha lhe ajudado a entender o que é uma brinquedoteca! Se você quiser ver com os próprios olhos, marque uma visita com o nosso time e venha conferir a brinquedoteca, todas as áreas infantis e, também, a enorme estrutura de lazer do Residencial Quatro Ilhas. Esperamos por você!