horta em condomínios

Horta em condomínios: como montar e vantagens de manter uma!

Já pensou em poder pegar um tempero fresquinho e na quantidade certa para a sua receita, bem na sua casa? Quando se conta com horta em condomínios, isso é possível!

Além de uma ótima opção para redução de desperdício, as hortas comunitárias em condomínios têm se mostrado muito úteis para criar novas amizades e melhora a qualidade de vida dos moradores.

Por isso, listamos, a seguir, os principais pontos positivos sobre o assunto e até algumas dicas básicas para manter qualquer horta em condomínios. Confira.

Qualidade dos alimentos

Você já parou pra pensar na qualidade dos alimentos que você consome? Sobretudo na questão de frutas e verduras, fazer uma visita na seção de orgânicos de qualquer supermercado pode resultar em um susto por conta dos valores.

Essa é uma grande vantagem de horta em condomínios. Afinal, os moradores podem ter mais controle sobre substâncias tóxicas e cultivar alimentos com mais qualidade nutricional e muito mais sabor, além de economizar uma graninha na hora de fazer as compras do mês.

Horta em condomínios faz bem para o meio ambiente? 

Ter uma área verde no condomínio, com certeza, faz bem para o meio ambiente. Até porque, como vimos, há maior controle sobre agrotóxicos, por exemplo. Além disso, pode parecer pouco, mas qualquer horta em condomínios ajuda a melhorar a qualidade do ar e, também, a trazer um pouco mais de frescor em dias quentes.

Horta em condomínios: cultivando a amizade entre vizinhos

O simples fato de usar um espaço compartilhado, como horta em condomínios, pode ajudar, também, na socialização entre os moradores. Afinal, além de dicas sobre temperos, hortaliças e métodos de plantio, os moradores acabam trocando ideias, conversando e achando mais coisas em comum. Tudo isso vai criando cada vez mais afinidades e, geralmente, muitas amizades duradouras são frutos de momentos como este.

Menos desperdício de alimentos e também de dinheiro

Quando se fala de horta em condomínios, a sustentabilidade ambiental pode significar, também, financeira. Duvida? Imagine aquele tempero que você e sua família utilizam apenas uma vez, como uma salsinha, ou cebolinha e um manjericão, para o almoço de domingo, por exemplo. Agora, pense que no mercado você terá que comprar ao menos um bom punhado de cada um desses temperos e, provavelmente, depois de um tempo, o que sobrar, uma hora ou outra você vai acabar jogando no lixo.

Quando se conta com horta em condomínios, você pode, simplesmente, colher a quantidade de tempero que você vai utilizar na receita. Não é o máximo? Além de evitar desperdício, com certeza, o sabor vai ser outro, afinal, o tempero vai estar fresquinho!

Cuidados especiais para horta em condomínios

Se você chegou até aqui, é porque o assunto lhe interessou, não é mesmo? Por isso, é importante você saber que manter uma horta em condomínios, assim como em qualquer outro lugar, requer alguns cuidados especiais, como:

–  A horta deve ter luz do sol, disponibilidade de água e fácil acesso a todos os condôminos.

– Na hora de escolher o que será plantado, é importante dar preferência para plantas e hortaliças que sejam mais resistentes a ataques de pragas.

– Também é importante escolher as espécimes de acordo com a época do ano e a fertlidade do solo.

– Evitar agrotóxicos e, de preferência, sempre utilizar meios naturais para controle de pragas e doenças.

– Dar preferência para adubos naturais e compostos. Uma boa dica é que os próprios restos do condomínio podem se transformar em adubos, como gramas aparadas, folhas, galhos, entre outros.

– É importante irrigar a horta sempre ao amanhecer e manter o replantio para que ela não fique vazia em determinadas épocas do ano.

Falou de horta em condomínios? No Residencial Quatro Ilhas, essa ideia já rende frutos

A horta comunitária do Residencial Quatro Ilhas já semeou muitas amizades e, também, qualidade de vida entre os moradores. E essa é só uma das facilidades de morar no maior condomínio clube de São José.
Marque uma visita com o nosso time e venha se encantar com todas as possibilidades que o Residencial Quatro Ilhas pode oferecer a você e sua família!