como escolher um ar condicionado

Como escolher um ar condicionado?

Vamos combinar: hoje em dia é difícil viver sem eles não é mesmo? Mas como escolher um ar condicionado que realmente atenda às necessidades de cada ambiente, sem desperdiçar energia e, também, gastar muito?

Pois é, essa é uma dúvida que muita gente tem. Por isso, nós decidimos ajudar, mostrando fatores para considerar e, assim, escolher um ar condicionado sem futuros arrependimentos. Vamos lá?

Como escolher um ar condicionado se eu nem sei o que é BTU?

Bom, você não precisa se preocupar: BTU é a sigla para British Thermal Unit, ou em português: Unidade Térmica Britânica. Esta é a unidade de medida padrão para a potência de aparelhos de ar condicionado em todo o mundo.

O cálculo para saber qual a quantidade de BTUs o seu aparelho precisa para refrigerar com eficiência um ambiente não é tão complexo, veja:

1 – Meça o ambiente e descubra a sua metragem quadrada (m²)
2 – Multiplique a quantidade de m² por 600. Ex: 10m² x 600 = 6000
3 – Pense na quantidade média de pessoas que usarão o ambiente, e acrescente 600 a cada pessoa. Por exemplo, se é um quarto de 10m² para 2 pessoas, acrescente 2×600 (1200) ao cálculo. Ex: 6000 + 1200 = 7200.
4 – Pronto, neste caso, uma máquina de 7500 BTUs atenderá perfeitamente!

Mas se você não entendeu o cálculo, ou não é assim tão bom de matemática, preparamos uma tabela. Confira:

  Metragem do Ambiente  

Sol da manhã

 

Sol da tarde ou dia todo

Até 10 m²   Até 7.500 BTUS/h   Até 7.500 BTUS/h
15 m² 10.000 BTUS/h 10.000 BTUS/h
20 m² 12.000 BTUS/h 12.000 BTUS/h
25 m² 12.000 BTUS/h 15.000 BTUS/h
30 m² 15.000 BTUS/h 18.000 BTUS/h
40 m² 18.000 BTUS/h 21.000 BTUS/h
50 m² 21.000 BTUS/h 30.000 BTUS/h

Além disso, é importante lembrar que, em casos de ambiente com muita incidência de sol, especialistas recomendam adicionar 800 BTUs no cálculo. ok?

Como escolher um ar condicionado dentre tantos modelos?

De janela, Split, Minisplit, Splitão e portátil. Ufa! São tantos modelos disponíveis no mercado que podem confundir ainda mais na hora de escolher um ar condicionado. Mas, relaxa, que a gente vai explicar direitinho a diferença entre eles:

Ar condicionado de Janela

Este modelo é um dos mais antigos e, talvez por isso, o mais conhecido entre os aparelhos. Porém ele também é conhecido por ser mais barulhento e o menos econômico da lista.
O modelo acaba sendo indicado pra quem não se irrita com ruído no ambiente e para apartamentos que já possuem a furação padrão para este tipo de aparelho.

Split

Este é o modelo mais tecnológico e, também, o preferido pela maioria das pessoas, pois além de ser mais econômico, emite menor ruído, já que a condensadora fica do lado de fora dos ambientes.
Esta característica requer cuidados na hora da instalação, por isso, é sempre recomendado que ela seja feita por profissionais qualificados.

Minisplit

Os modelos minisplit recebem este nome pois são iguais aos splits, exceto pelo tamanho da evaporadora, que é a parte que fica do lado interno dos ambientes.
Por isso, esses modelos são indicados para apartamentos e ambientes menores.

Splitão

Se você está na dúvida de como escolher um ar condicionado para um ambiente grande, esta é a opção mais indicada. Isso porque o modelo chamado de splitão (também conhecido como built-in ou dutado) é muito mais pesado e grande, com grande capacidade de BTUs para atender a ambientes maiores.

A grande vantagem é que as evaporadoras podem ficar escondidas em forros de gesso, por exemplo, facilitando o design e a arquitetura dos ambientes, que geralmente são escritórios grandes, supermercados, empresas, entre outros.

E a linha inverter?

Se você já pensou em como escolher um ar condicionado, com certeza ouviu a palavra inverter.
Pois bem, alguns modelos de ar condicionado split possuem a tecnologia inverter, que é um sistema que automatiza e ajusta a velocidade do compressor através da medição de temperatura do ambiente.

Assim, o compressor funciona por mais tempo, mas tem menos consumo, pois a temperatura do ambiente é mantida com mais facilidade, evitando os famosos picos de energia.

Residencial Quatro Ilhas: preparado para a sua melhor escolha de ar condicionado

Para o Residencial Quatro Ilhas, a sua qualidade de vida é muito importante. Por isso, além da completa área de lazer, todo o projeto do apartamento foi feito com preparação para os modelos de ar condicionado split, os mais econômicos e indicados por especialistas.

Além disso, o projeto dos apartamentos facilita o uso das evaporadoras como parte da decoração.

Esperamos que este post tenha lhe ajudado nas dúvidas sobre como escolher um ar condicionado. Se você tiver alguma dúvida ou deseja conhecer a estrutura do Residencial Quatro Ilhas, entre em contato! Aguardamos a sua visita!